quinta-feira, 31 de maio de 2007

2. As conclusões da PF (AN 31/05)

Caso Habitasul
"Nas gravações organizadas neste caso, encontra-se a intenção do Grupo Habitasul em agir contrariamente às normas ambientais, sempre com vistas à obtenção de lucro no loteamento Jurerê Internacional. Fernando Tadeu, um dos diretores do Grupo Habitasul em Porto Alegre, disse a Hélio Chevarria (representante do grupo em Florianópolis) que a loja maçônica a ser construída em Jurerê Internacional deveria ser colocada em APP, ou seja: Área de Preservação Permanente, porque assim não perderiam terreno. Em uma das conversas, Chevarria diz que está 'há anos mudando o Plano Diretor' para a escola (Colégio Energia)."

Relatório Habitasul e Juarez Silveira
"Esse trecho trata da relação entre a Habitasul, Juarez Silveira, Renato Juceli, ex-secretário da Susp, e Rubens Bazzo, funcionário da Susp. De acordo com os áudios, a Habitasul, por meio de Hélio Chevarria, liberou para Juarez Silveira a quantia de R$ 20 mil para supostas obras de reforma da Susp. O valor foi recebido na Habitasul pelo chefe de gabinete de Juarez, Itanoir Cláudio. Em outra parte, a delegada destaca que 'em outro áudio, Juarez diz a Péricles Druck (dono da Habitasul) que ninguém mudará o Plano Diretor se não for ele, e que Péricles tem que lhe 'dar a linha’ do que quer e que aí Juarez vai ‘até o inferno’ com aquela postura."

Caso Il Campanario
"Com relação ao empreendimento IL Campanario, foi realizada perícia pela PF concluindo que há área de restinga, de água subterrânea e presença de dunas no local do empreendimento e, ainda, que o curso d’água existente foi aterrado para a implementação do empreendimento. As licenças expedidas pela Fatma para o empreendimento em questão foram assinadas por André Luiz Dadam."

Caso Energia
"Em conversa com servidor do Ipuf, Rubens Bazzo diz que está com o processo da Escola Energia em Jurerê Internacional, mas que só pode deferir se a substituição da 4ª Etapa de Jurerê Internacional estiver aprovada, dizendo que 'eles fizeram a substituição da quarta etapa baseada naquela lei nova, que modificou tudo ali' (possivelmente uma lei criada sob encomenda da Habitasul) e, a seguir, Bazzo diz: ‘Eu vou aprovar essa escola aqui e depois que se f... Porque nós já deferimos a substituição aqui’ (...) Em conversa com Fábio Filippon, enteado de Percy Haensch e diretor do Grupo Energia, Hélio sugere que sejam colocadas placas no local de obras do Energia: ‘Licença de corte número tal, entendeu? Pra ir dando... né? Pra ir dando a legalidade’."

Caso Shopping Iguatemi
"Os áudios interceptados revelaram a rede de relacionamentos (e de favores) de que se valeu Paulo Cezar Maciel da Silva, empreendedor do Shopping Iguatemi. Paulo Cezar contou com a colaboração da Prefeitura, mas, principalmente, a de Juarez Silveira. Ele teria sido, no caso do Shopping Iguatemi, ‘uma espécie’ de Marcílio Ávila no caso do Shopping Florianópolis, entretanto, com uma vantagem: a de contar com um cunhado seu como secretário municipal. Para tanto, abriu portas nos órgãos pelos quais tramitaram processos para a obtenção das licenças necessárias. Em contrapartida, Juarez, seus parentes e seu chefe de gabinete teriam recebido facilidades nas concessionárias de veículos de Paulo Cezar."

Caso Bistek
"A tramitação dos processos para a aprovação da instalação do supermercado Bistek, em Florianópolis, no bairro Costeira do Pirajubaé, contou com os ‘serviços’ de Juarez, que determinou a Renato Juceli de Souza: ‘Então, tu trata ele bem aí, esse caso, tu trata bem!’. Os áudios indicam ter havido votação de projeto de lei de interesse do Grupo Bistek – possivelmente versando sobre alteração no Plano Diretor."

Caso Hospital Vita
"As gravações revelam movimentação na Câmara de Vereadores da Capital com vistas a possibilitar o empreendimento. Após ser concretizada alteração legislativa viabilizando o empreendimento, Juarez Silveira entra em contato com um dos empreendedores, Gilson Junckes, indagando se já pode passar no Dimas (revenda de carros). Juarez recebe o sinal verde para retirar veículo no setor de usados do Dimas num crédito de R$ 50 mil. Juarez escolhe um Ford Ecosport, o qual é, posteriormente, deixado para venda na Santa Fé (de Paulo Cezar)."

Dos possíveis crimes
As gravações analisadas indicam possíveis crimes contra a flora, contra a administração ambiental, formação de quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência e corrupção ativa.

* O conteúdo acima foi extraído dos relatórios encaminhados ao juiz Zenildo Bodnar pela delegada Julia Vergara da Silva, documentação que serviu de base para os pedidos de prisão temporária dos 22 suspeitos. A delegada Julia Vergara, da Polícia Federal, comanda as investigações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Toda la informacion que buscas sobre ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]