quinta-feira, 31 de maio de 2007

1. RESUMÃO MOEDA VERDE! (AN 31/05)

Hoje o dia começou bem! São 07:00AM e para minha felicidade acabo de ver, na seção "Destaque" do Jornal A Notícia, resumão bacana sobre a Operação Moeda Verde. Este e os 3 posts abaixo são sobre a matéria publicada no jornal. A matéria já veio praticamente dividida em 4 divertidas partes:
1. Panorama geral das conclusões;
2. Conclusões preliminares de cada caso;
3. Trechos de conversas telefônicas;
4. As defesas de cada acusado.

Dá pra se entreter durante um bom tempo. Vou lá fazer mais café pra continuar o clipping hehehe. Boa leitura pra vocês e um ótimo dia!


Destaque - A Notícia - 31/05/2007

OPERAÇÃO MOEDA VERDE - O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DA PF
Primeiras conclusões apontam para crimes ambientais e contra a administração pública

Florianópolis

"Uma verdadeira quadrilha dedicada à prática de crimes ambientais e crimes contra a administração pública.” Essa é uma das conclusões da delegada Julia Vergara, da Polícia Federal (PF), após analisar o material com gravações envolvendo os suspeitos na Operação Moeda Verde.

Os detalhes que deram origem à operação e levaram ao pedido de prisão de 22 suspeitos, além dos bastidores da investigação, estão expostos em 28 relatórios de quase mil páginas, aos quais os repórteres João Cavallazzi e Felipe Pereira tiveram acesso. Os documentos foram encaminhados à Justiça Federal.

Na introdução dos relatórios, quando faz um resumo de toda a apuração, a delegada registra que “o requerimento do Ministério Público Federal (que deu origem às investigações) teve por base os indícios de crime constatados na implantação do empreendimento Il Campanario, em Jurerê Internacional, pelo Grupo Habitasul”. O que era para ser investigação pontual, sobre apenas uma obra, transformou-se em uma ampla varredura em empreendimentos já concluídos ou em andamento na Ilha de Santa Catarina.

As ramificações do suposto esquema, segundo Julia, atingem, principalmente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp). De acordo com a policial, a “outra ponta do esquema é ocupada por empresários ou por pessoas físicas interessadas em promover construções”. Todos os envolvidos negam participação em irregularidades. Até ontem, dos 30 malotes apreendidos pela PF, 16 haviam sido analisados pela perícia. O inquérito deve ser concluído no fim de junho. Depois, o documento segue para o Ministério Público Federal (MPF), que pode denunciar ou não os suspeitos. Qualquer que seja o resultado do julgamento da Justiça Federal, cabe recurso ao Tribunal Regional Federal (TRF).

Nos relatórios, o vereador Juarez Silveira é apontado pela polícia como “chefe” do suposto esquema. Ele aparece em quase todas as investigações, aparentemente sempre intermediando algum tipo de “favor” ou “ajuda”. Nos relatórios do caso Shopping Iguatemi, do Hospital Vita e do Supermercado Bistek, estão as conversas que, para a PF, são mais comprometedoras. Nessas e em outras interceptações, o vereador aparece solicitando carros emprestados, negociando veículos e publicação de lei, falando em dinheiro.

Nas gravações em vídeo, os alvos são André Luiz Dadam, funcionário afastado da Fatma, e o vereador Juarez. Dadam é flagrado saindo com R$ 8 mil em dinheiro da sede do Grupo Habitasul, em Jurerê Internacional, antes das eleições de 2006.

(SEGUE NOS PRÓXIMOS 3 POSTS ABAIXO)

Nenhum comentário: