quinta-feira, 31 de maio de 2007

E dá-lhe A Notícia!

E os caras da redação do AN estão hoje com a macaca!
Olhae o AN Capital dessa quinta-feira:


MPF ACIONA IRMÃO DO PREFEITO
Dilmo Berger é acusado de dano ambiental em construção

O Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública contra o empresário Dilmo Berger, irmão do prefeito Dário Berger (PSDB), por dano ambiental. O problema foi constatado em uma construção de uma casa no bairro Co-queiros, de frente ao mar, entre as praias da Saudade e do Meio. Na preparação do terreno, chegaram a ocorrer detonações de rochas com explosivos. Isso teria alterado as características do local e causado dano à vegetação [brincou!], segundo laudo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A procuradora responsável pelo caso, Analúcia Hartmann, entende que a licença emitida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), também ré na ação, não previa o desmonte de rochas e a construção do imóvel. Outro questionamento dela recai sobre a Gerência do Patrimônio da União em Santa Catarina (GRPU/SC). Segundo a procuradora, a gerência não poderia ter realizado a inscrição de ocupação do terreno por ser uma Área de Preservação Permanente (APP).

ÁREA DEGRADADA

A ação civil pede liminar para a retirada de cercas que prejudicam o acesso à orla marítima e também dos equipamentos de construção que estejam no terreno. Além disso, exige a elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad). Na semana passada, o juiz federal substituto Eduardo Didonet Teixeira determinou que os acusados sejam citados. Atualmente, a obra está embargada pela Justiça Federal, a pedido do Ibama.

Além de Dilmo, o MPF ajuizou contra a mulher, Cristine Berger, e mais o município de Florianópolis e a Advocacia Geral da União. A ação foi motivada em 2005 por rivais políticos da família Berger. Os petistas Ideli Salvatti (senadora) e Mauro Passos (ex-deputado estadual) denunciaram a existência de crime ambiental para ser erguida uma residência de 1,5 mil metros quadrados. A assessoria de Dilmo informou que o empresário não vai se manifestar sobre o assunto.

FIM!
_____________________________________________


FIGURINHA

Aproveitando a notícia, vou publicar uma contribuição que recebi no e-mail do Moeda Verde...



Lembrando que esse blog é apartidário (mas não apolítico!), e a imagem está sendo publicada unicamente pela tremenda criatividade, independente da facção, partido ou movimento que ela provenha. Se a figura tivesse vindo do PFL (ops, dos "Democratas" hehe) eu publicaria igual..... hamm...... ok, ok, eu concordo que seria improvável eles terem capacidade de bolar um panfleto desses, mas usem a imaginação, caceta! Tô só supondo!

Brincadeiras à parte, tá dado o recado. De qualquer forma, como quem gosta de reclamar NUNCA SABE LER DIREITO, já tô preparado pra ouvir nego torrando meu saco. I'm shiting and walking.

Nenhum comentário: